Value Investing

"Price is what you pay; value is what you get." – Ben Graham

Filosofia de Investimento

Somos adeptos da filosofia de Value Investing, procurando ativos com preços de mercado significativamente inferiores às nossas estimativas conservadoras dos seus valores intrínsecos.

Fundamentos da Filosofia

Valor Intrínseco

Valor Intrínseco

Cada ativo tem o seu valor intrínseco, determinado por seus fluxos de caixa futuros. No caso de empresas, comprar ações representa comprar uma fração dos seus fluxos futuros. Uma estimativa conservadora, porém razoável, do valor intrínseco exige um entendimento profundo da empresa, seus fundamentos e suas perspectivas futuras.

Margem de Segurança

Margem de Segurança

É calculada como a diferença entre o preço a que o ativo está sendo negociado e seu valor intrínseco avaliado. Uma margem de segurança é necessária para minimizar a probabilidade de perdas derivadas de erros de análise ou de eventos não previstos. Logo, quanto maior a margem de segurança, menor o risco do investimento.

Preservação Patrimonial

Preservação Patrimonial

Entendemos risco como a probabilidade de ter uma perda permanente de capital. Acreditamos que as melhores proteções contra esse risco são um entendimento profundo das empresas investidas, o uso de uma margem de segurança confortável e um portfólio com riscos diversificados.

Pensamento Probabilístico

Pensamento Probabilístico

Investir envolve inúmeras incertezas. O pensamento probabilístico permeia todo o processo de investimento, incluindo o cálculo de valor intrínseco, a avaliação de risco e a formação de portfólio. Buscamos investir em oportunidades com grandes assimetrias na relação risco-retorno, privilegiando aquelas com menores probabilidade de perda. A formação de um portfólio com riscos diversificados resulta em uma relação global risco-retorno ainda superior à relação dos investimentos individuais.

Abordagem de Longo Prazo

Abordagem de Longo Prazo

Investimos em empresas e não em papeis. Embora a convergência do preço de mercado do ativo para o seu valor intrínseco possa acelerar o retorno do investimento, nossas decisões de investir não levam em consideração acertar timings e não dependem dessa convergência. Logo, sempre precisamos ter conforto em sermos acionistas no longo prazo.

Execução da Filosofia

A aplicação da filosofia de Value Investing ocorre por meio de processos, que aliam 13 anos de maturação a aperfeiçoamentos constantes.

Análise Diligente, Independente e Contínua

Análise Diligente, Independente e Contínua

O nosso processo de análise é feito em equipe para garantir o refinamento de nossa compreensão do investimento através de discussão e questionamento de nossas suposições. A análise das empresas investidas é um processo contínuo, que exige acompanhamento constante das empresas e dos contextos micro e macroeconômicos em que elas estão inseridas. Todas as empresas no nosso universo de cobertura têm seus modelos de valuation atualizados no mínimo semanalmente e com processo regular de revisão profunda da tese de investimento e, em especial, dos riscos associados.
Em busca das melhores relações entre risco e retorno, e maiores margem de segurança, podemos fazer investimentos em empresas fora do consenso e ter exposições divergentes dos principais benchmarks de mercado. Confiamos no resultado do nosso trabalho e temos conforto em ter opiniões contrárias ao mercado.

Foco no Círculo de Competência

Foco no Círculo de Competência

Compreendemos que nossa competência é avaliar negócios. Nossos investimentos são estritamente baseados nas avaliações de empresas cujos negócios entendemos e conseguirmos estimar, com razoabilidade e conservadorismo, sua geração de caixa futura. Externalidades como variáveis macro, ambientes políticos e regulatórios, entre outras, são consideradas fatores de risco na medida que podem afetar os negócios, mas, pela sua particular incerteza, não são elementos suficientes para realizar um investimento.

Diversificação e Sistema Proprietário de Risco

Diversificação e Sistema Proprietário de Risco

Utilizamos um sistema proprietário de risco que transforma dados quantitativos e as características qualitativas das empresas analisadas em notas de risco. A nota de risco indica a margem de segurança mínima para iniciarmos investimentos em uma companhia. Além disso, a nota de risco, em conjunto com a margem de segurança calculada, indica o tamanho que devemos ter em cada posição.
Construímos o portfólio com um número de investimentos suficiente para diversificar os riscos, sem negligenciar a necessidade de manter um entendimento profundo e acompanhamento constante dos investimentos. Entendemos que um número excessivo de posições aumenta a probabilidade de destruição de capital se as posições não vierem acompanhadas de um nível de margem de segurança adequado.

Consistência via Processos e Disciplina

Consistência via Processos e Disciplina

Entendemos que processos robustos, e uma equipe disciplinada para segui-los, são necessários para mitigar o risco dos nossos próprios vieses comportamentais e evitar erros humanos, e, portanto, fundamentais para a consistência dos nossos resultados. Processos sistematizados permitem criar objetivos, medir resultados e padronizar a excelência. Os nossos processos são continuamente aperfeiçoados para eliminar ineficiências, evitar erros, reduzir riscos e maximizar resultados.

Otimização Dinâmica do Portfólio

Otimização Dinâmica do Portfólio

Fazemos gestão ativa e dinâmica do portfólio, ajustando o sizing das posições no portfólio de acordo com sua margem de segurança e sua avaliação de risco. Os mercados financeiros são voláteis e cíclicos; buscamos aproveitar essas características em benefício dos nossos investidores, alterando nossa exposição a cada investimento em função da variação relativa de preços de forma a maximizar continuamente a relação risco-retorno do portfólio.